sexta-feira, 3 de abril de 2009

A "OPORTUNIDADE" DAS NOVAS OPORTUNIDADES


A sugestão veio do Centro de Emprego; por que não o Centro de Novas Oportunidades - CNO para melhorar as habilitações escolares?

Fui pesquisar na Net onde haveria um Centro mais perto de casa e escolhi a Escola Secundária Luís de Freitas Branco em Paço d’Arcos.

Algum receio a apoderar-se de mim quando lá fui no 1º dia para saber como e o que fazer. Se ainda me lembro, foi com um friozinho no estômago igual ao da entrada para o Liceu …há mais de cinquenta anos.

Não, não havia razão, logo se dissipou qualquer medo quando me começaram a explicar o que tinha de fazer.

Nada era como dantes. Senti-me de imediato “em casa”, como usa dizer-se. Burocracia, quase nada, tudo explicado como deve ser, e dias depois estava no “CNO” para iniciar o meu processo de RVCC para concluir o 9º Ano.

As dúvidas que me foram surgindo, eram dissipadas de imediato até ao completo esclarecimento. O medo inicial tornou-se em alegria de voltar à Escola.

A 1ª Sessão do processo de RVCC foi em Outubro 2008 e fui a sessão de júri em Dezembro 2008 onde obtive a minha certificação completa de 9º Ano.

Algum mérito meu, mas, inegavelmente, o meu êxito e o dos meus colegas, foram fruto de um trabalho de equipa entra a Coordenadora do CNO, as Profissionais e os Formadores que nos íam ajudando na identificação das competências adquiridas ao longo da vida, muitas vezes (a maior parte delas), sem delas nos apercebermos.

Medo, desânimo, desistir, …Não.

Não sou assim e a minha/esta Escola não o merece.

Hoje sou aluna do “Curso extra-escolar de Inglês para Adultos” e já iniciei o processo de RVCC com vista à certificação do 12º Ano.

Depois…. depois pode ser a Faculdade.

Apoio de toda a equipa do CNO, eu tenho.

Idade também. Afinal sou uma aluna de 59 anos.

Medo? Medo de quê?

Só se for das artroses que os sofás provocam…

Piedade Costa

Do Portefólio para o Blog

Texto de opinião que faz parte integrante do PRA do adulto Carlos Ramos, certificado em Janeiro de 2009

A convite do meu amigo (já falecido) Carlos Alberto Saraiva, jornalista da Redacção do Jornal de Oeiras, escrevi um artigo de opinião sobre aquilo que eu penso do nosso sistema político. Aqui deixo o meu testemunho publicado no Jornal de Oeiras de 19 de Maio de 2005.

O Sistema
O que é sistema
(1)?
O Sistema é aquilo que o Homem quiser. Neste caso falo do sistema político implementado há 3 décadas. Trinta anos de gestão política escolhida através de eleições livres e democráticas. Gestão essa que nos arrastou para a situação actual de ruptura financeira, da justiça, da saúde, do ensino,etc... Enfim, os nossos políticos escolhidos pelo povo, fazem o que lhes bem apetece, senão vejamos: os sucessivos desfalques financeiros, as derrapagens nos orçamentos (confirmadas pelo tribunal de contas), as trocas de influências e favores são uma realidade. Mas ainda mais graves são as situações onde a vida humana não tem valor! Refiro-me aos casos dos hemofílicos e da Ponte Entre-os-Rios. O problema ficou e fica resolvido com o afastamento dos ministros, secretários, sub-secretários de Estado, administradores, etc... sem que os mesmos sejam responsabilizados, julgados e condenados no local próprio. Responsabilizados pelo seu compromisso que se propuseram honrar e não o fizeram. Julgados pelos actos que cometeram e condenados pelos factos provados.
Mas nada disto acontece, porque o poder politico sobrepõe-se a todos os outros. Pergunto, que país é este? Que políticos são estes? Que lógica é esta?
Ao longo de três décadas cada vez mais nos pedem sacrifícios porque o país está em crise, porque o sistema está a ficar sem recursos...por isso nos pedem - Votem! Votem! Votem! "no sistema".
Já alguém dizia: - temos aquilo que merecemos!
Continuem a votar.


*comerciante do Centro Histórico de Oeiras
(1) Sistema (ê),s.m. Corpo de Doutrina num princípio; forma de Governo