domingo, 31 de maio de 2009

domingo, 10 de maio de 2009

Certificar - na rota das qualificações

Cada sessão de júri transforma-se num momento de pura satisfação, visível no sorriso franco e aberto de toda a equipa técnico pedagógica e, principalmente, nos candidatos/as.
A esta demonstração de júbilo segue-se a reflexão sobre o processo RVCC e questiono os certificados/as, técnicas e formadores:
" Por que valeu a pena?", "Como foi vivido o processo?", "O que sente o candidato/a depois de ter escrito o seu Portefólio Reflexivo de Aprendizagens?", "O que sente a profissional RVC, cada formador/a que orientou e acompanhou a construção do Portefólio Reflexivo de Aprendizagens do/a candidato/a certificado/a?"
Deixem os vossos comentários...para uma reflexão final, obrigada

Manuela Esteves

terça-feira, 5 de maio de 2009

Aprendizagem ao longo da vida

Formar, preparar, partilhar, (re)qualificar profissionalmente os técnicos e professores que diariamente colaboram com o Centro NO e com a Escola Secundária Luís de Freitas Branco é um dos objectivos do Plano de Acção do Centro Novas Oportunidades. Neste sentido em parceria com a entidade formadora CEV - Consultores em Engenharia de Valor promovemos, no passado dia 22 de Abril, duas edições do Workshop - PRA (Portefólio Reflexivo de Aprendizagens) que contou com a orientação da formadora Drª Catarina Reis Marques.
Continuando com este propósito de aprendizagem contínua e desenvolvimento de competências profissionais estão programadas duas edições da acção de formação - Mediadores de cursos EFA para os dias 4, 6, 9, 11, 13 e 16 de Maio. Esta acção dinamizada também pela Drª Catarina Reis Marques contará, igualmente, com uma participação significativa de professores e técnicos.

Sessão de esclarecimento - Hotel Lagoas Park


Integrado num projecto de cooperação entre o Centro NO da Escola Secundária Luís de Freitas Branco e o grupo empresarial Teixeira Duarte, realizaram-se, no Hotel Lagoas Park duas sessões de esclarecimento/ acolhimento a mais de 80 colaboradores deste grupo. Estas sessões dinamizadas pela equipa do Centro NO - Coordenadora - Drª Manuela Esteves e Técnica de Diagnóstico e Encaminhamento - Drª Teresa Graça e pelo representante do grupo Teixeira Duarte - Dr. Ferreira Rodrigues desenvolveram-se em 3 momentos, sendo que o 1º serviu para informar os presentes sobre o papel, funções de um Centro, diversidade de percursos e ofertas formativas, possibilidades de qualificação, o 2º momento permitiu esclarecer dúvidas e possibilitar a intervenção dos participantes, o 3º momento foi dedicado ao início da fase de Diagnóstico, com o preenchimento de fichas de recolha de dados pessoais, sociais e profissionais de todos os colaboradores do grupo Teixeira Duarte interessados em concluir os seus estudos e obter uma certificação escolar e/ ou profissional.