sábado, 26 de setembro de 2009

Conclusão do Processo RVCC - nível secundário

Ao iniciar este projecto, o meu objectivo sempre foi chegar ao fim e com sucesso.
Consciente, desde o início, de que não iria ser uma tarefa nada fácil, fui constatando esse facto ao longo deste processo e algumas vezes vacilei e cheguei a pensar em desistir.
Não foi muito fácil conciliar a vida profissional, familiar com o RVCC, mas foi muito positivo.
Os temas tratados no referencial obrigaram-me a uma reflexão sobre mim próprio e sobre toda a minha vida, dando importância a certos pormenores que até aqui quase sempre me passaram despercebidos.
Inicialmente as minhas expectativas eram bem diferentes daquilo que ao longo do percurso efectuado fui constatando, pois confesso que pensei ser mais fácil....
Falando assim de uma dessas dificuldades que encontrei, foi fazer a ligação entre a minha história de vida e a validação das competências através da abordagem dos vários temas, dado que me fazia alguma confusão como iam ser validadas competências que aparentemente não as conseguia visualizar no meu percurso assim de forma clara, pois aprendi a olhar para o meu passado de uma outra forma, valorizando-o pelo facto de que algumas das experiências que tive e que na altura não tiveram grande interesse, posso hoje afirmar que contribuíram muito para a pessoa que hoje sou.
Contudo fui desde o início dando importância à minha história de vida, pois sempre apostei nas minhas capacidades.
Ao longo de todo este processo, consolidei alguns dos conhecimentos, pois quando estava a trabalhar revi muito daquilo que já tinha passado nalgum momento pela minha vida e que por ventura estava meio esquecido, fossem dos tempos de escola ou da minha experiencia de vida. Permitiram-me, essencialmente desenvolver e aprofundar conhecimentos adquiridos e pesquisar outros com os quais não estava devidamente documentado, mas que me vão ser úteis, na resolução de novos desafios futuros, tanto na vida pessoal como a nível profissional, aprendi assim que nunca é tarde para apreender, para continuar a aumentar a minha bagagem cultural.
Realço ainda, que o facto de voltar à escola contribuiu para me incutir novamente o espírito de estudar e de poder pensar em progredir mais um pouco nas minhas habilitações académicas.
Mas nem tudo são rosas, e sei que por ventura, analisando globalmente, vejo que podia ter-me aplicado ainda mais, mas também sei que trabalhei bem e que o tempo disponível foi o meu maior desafio pois o facto de trabalhar por turnos, trabalhar de noite e descansar de dia, não ajudou em nada a conclusão deste objectivo pois reduziu em muito o tempo de trabalho neste projecto.
Apesar da grande carga horária, em termos profissionais, e da dificuldade constante em gerir o meu tempo, agora que estou no final e analisando todo este período, posso afirmar que não deixei de fazer para trás, nada de importante, para me empenhar neste objectivo, pois é verdade que este facto veio-me ocupar algum do meu tempo livre, mas possivelmente o iria passar de uma outra forma mais banal, sem tirar todo este proveito, por isso tenho que assumir que foi positivo a todos os níveis e que, em termos de futuro, quero continuar a aprender e aproveitar todas as oportunidades que a vida me continue a proporcionar.
É um facto que a conclusão do 12º Ano, de momento, isto é a curto prazo, dado a minha profissão, não alterou a minha vida, nem a pessoal nem a profissional, aumentou por certo a minha auto-estima, pois por vezes em determinadas situações sentia-me um pouco inferior a colegas meus, pois não podia dizer que tinha a mesma escolaridade. Mas estou consciente que a longo prazo este acontecimento me irá fazer muita falta, principalmente a nível profissional, permitindo-me subir na carreira mais depressa do que eu esperava, contribuindo assim para melhorar a minha vida pessoal.
Quero valorizar também a colaboração e a forte ajuda de toda a “equipa” do CNO que ao longo deste tempo me ajudou, colaborou comigo e que se no passado eram para mim simples desconhecidos, passaram a fazer parte da minha vida e a serem meus amigos.
Por isso, por todos estes motivos e agora, no fim, sinto que esta fase da minha vida, a conclusão deste ciclo foi um sucesso, apercebi-me acima de tudo do quanto não sei e do quanto tenho ainda para aprender.

David Rogão - adulto certificado - junho 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário